O primeiro a responder à provocação foi o amigo comum Vítor Murteira que publicou uma foto que peço licença para reproduzir aqui:
Olhando para a foto e com mais algumas indicações recebidas percebi que, ao contrário de alguns "palpites", não se estava perante o cruzamento de Colmera e a Avª Mouzinho de Albuquerque (devolvam a placa toponímica, seus malandros!...) mas sim, porque mais estreita que a anterior, perante a rua onde está actualmente a Catedral de Dili e que liga à "Estrada de Comoro". O cruzamento que se vê é com a Rua de Colmera e no lado direito está agora o novo edifício dos serviços centrais de "Terras e Propriedades". Ou será o de "Registos e Notariado"? Ou os dois? :-) As "palhotas" que se vêm na foto do VM foram agora "promovidas" a sede da Procuradoria Geral da República... Com uma melhorada substancial, é claro, mas com as inevitáveis colunas dóricas... :-)
O pior é que eu, que passo por ali quase todos os dias, não me recordava de ter visto tal fontanário. "Picado" pela questão levantada não descansei enquanto não meti o rabinho no carro e fui em demanda do dito fontanário.
E não é que o safado está mesmo no local onde eu o imaginava?!...
Mal tratado, não está? E no entanto, se com água e tudo, poderia ser um pólo de abastecimento de água na zona. Quem lhe deita a mão?!... Melhor: quem ajardina aquele jardim?