Hoje decidi lá voltar não só para rever os ditos cujos mas também para conhecer melhor a praia, para onde está previsto um "resort" turístico de grande envergadura.
O caminho até ao ponto onde me preparava para aceder à praia, o "bico" da estrada que se vê acima e que quase entra pela praia dentro, está pejado de letreiros como os que se vêm abaixo em que nuns, os brancos, o Estado informa que toda a região está inserida numa zona protegida devido à sua riqueza ambiental. Noutro indica-se que ali se vai construir o "Pacific Tourist Resort", um complexo turístico de alto nível com planos elaborados por uma empresa de Bali seguindo os padrões que fizeram desta ilha indonésia um destino turístico por excelência. Se vai ou não ser construído depende de se ultrapassarem, ao não, os limites legais impostos pelo facto de a área estar classificada como área protegida. A ver vamos em que ficamos...
Toda a zona, que na verdade começa nas "costas" do Cristo Rei e vai até Hera, é muito interessante paisagisticamente, com uma paisagem diversificada áreas que são inundadas na maré cheia e ficam a descoberto na baixa mar, com praias, com mangal, etc.
A praia em si mesma não é muito larga e quando a maré está baixa, como foi o caso de hoje, tem uma zona entre a praia-mar e a baixa-mar extremamente larga, à qual se segue uma zona de coral antes da barreira que o separa do mar propriamente dito.