Há lá coisa de que uma criança mais goste do que chapinhar e brincar na água do mar?!...
A alegria que transmitem faz-nos também sorrir e sentir tão felizes quanto elas. Comigo, pelo menos, é assim e adoro tirar fotografias a crianças brincando na água. Os rostos molhados dão um brilho especial à fotografia e conseguem transmitir a sensação de frescura que por vezes precisamos de sentir.
Talvez a minha foto que mais circule na
net (inteira ou 'cropada') seja a de um grupo de crianças fotografadas na praia de Bidau- Santana, em Dili. Depois de lhes tirar umas quantas fotos com eles na água não resistiram ao apelo de verem um malai com uma máquina fotográfica na mão e vieram a correr para perto de mim fazendo macacadas e pedindo que eu tirasse mais fotografias. Juntou-se a fome com a vontade de comer... Click, click, click! Já cá cantam mais umas quantas, nomeadamente esta em que o miúdo da esquerda é o espelho da felicidade e do sorriso (timorense) à vida.
Outra vez apanhei o miúdo abaixo na mesma praia. Cara bonita, a expressão dele não o é menos.
Na Praia dos Coqueiros dei, certo dia, com uma miúda um pouco mais crescida --- cerca de 12 anos --- brincando na água com a sua irmã --- gaiata de uns 4 anos. A expressão que fez deu esta fotografia, de que também gosto muito.
Ainda na Praia dos Coqueiros e aproveitando os pontões que lá existem como terminais das valas de drenagem da cidade, vi uma vez um grupo de rapazes brincando e dando saltos mais ou menos acrobáticos para a água. "Mortal e meio para a frente!". "Apanhei-te!..."
Saltando para a água estava também um grupo de moços na estrada que vai para a praia de Metiaut, que se vê ao fundo na foto abaixo. Encostavam-se à montanha e depois atravessavam a estrada a correr e... zás! Água com eles! O mais rápido já está dentro de água e o cachão que se vê é dele.