sábado, 27 de fevereiro de 2010

Mikroletes e seus nomes de "baptismo"

Os transportes públicos em Dili estão, tal como no resto da região, a cargo principalmente de privados que para o efeito utilizam pequenas "vans" --- usualmente Toyota Hiace --- que dos usuais cerca de 9 lugares passam a ... cerca de 19... :-)
Claro que estou a exagerar mas, em alguns casos, não deve ser muito...

O que sempre mais me atraíu nestas "mikroletes" --- a que há que adicionar os "bus" (mini-bus) e as "angunas" (camiões de carga, de caixa aberta, quase invariavelmente amarelos, que levam de tudo um ppuco... inlcuindo pessoas!) --- foi o facto de muitas delas terem sido "baptizadas".
Abaixo vai uma selecção das que achei mais interessantes. Começando pela "Escudo", que eu gostava de dizer que, na época (após a entrada em circulação do Euro), era o único escudo autorizado a circular...






sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Mais ou menos "mais do mesmo"...

A propósito da "entrada" anterior, recordo aqui mais umas fotos "do fundo do baú".
Na de baixo vê-se o primeiro cliente a receber as moedas timorenses no dia da sua entrada em circulação (10 de Novembro de 2003).
Curiosamente pode ver-se no relógio a hora exacta do acontecimento: 9h18m !

Na campanha de informação pública sobre a entrada em circulação das moedas foi divulgado um cartaz explicativo das características das mesmas. Na foto abaixo pode ver-se a modelo junto do referido cartaz.


A foto abaixo é uma das que foram tiradas para a elaboração do cartaz.


Depois do lançamento das moedas a modelo, Zélia S., foi ao mercado às compras utilizando-as nos pagamentos.
E, como se pode verificar, as vendedeiras ficaram satisfeitas por receber as novas moedas.

Do fundo do baú: o lançamento das moedas de Timor Leste

Revolvendo o baú de fotografias, dei com umas quantas relativas à cerimónia de lançamento oficial das moedas de Timor Leste ocorrida a 28 de Novembro de 2003.
Elas tinham entrado em circulação no dia 10 anterior, sendo o primeiro "cliente" a recebe-las o actual Director Geral da Autoridade Bancária e de Pagamentos de Timor Leste, Abraão de Vasconselos.
A cerimónia, ocorrida no dia da comemoração da independência de Timor Leste, decorreu na então "Uma Fukun", o espaço cultural que foi antigamente (administração portuguesa) a "intendência" e que é agora a "Casa Europa", sede da representsação da União Europeia em Dili bem como das embaixadas da Espanha e de França no país.

A ela estiveram presentes as principais autoridades do país naquela épofca, tendo usado da palavra, nomeadamente, os então Presidente da República, Xanana Gusmão, e Primeiro-Ministro, Mari Alkatiri.


Toca a trabalhar: na preparação da exposição, a cargo de vários funcionários da ABP, até o então Director Geral da mesma, Luís Quintaneiro, deu uma mãozinha.
O então Presidente da República com uma visita ilustre: o saudoso sr. Manuel Carrascalão. Nunca tendo sido seu íntimo, habituei-me a rever nele, por causa das barbas, D. João de Castro, o Vice-Rei da Índia portuguesa que se dispôs a empenhar as barbas para financiar a reconstrução da fortaleza de Diu (ver a biografia dele aqui).
Beiro "Areia Branca", reproduzido numa das faces das moedas de 25 centavos
Antes da cerimónia: o então Director Geral da ABP, Luís Quintaneiro, à conversa com o Presidente da República e com o Primeiro Ministro de então
O então Primeiro Ministro da RDTL, Mari Alkatiri, discursando na cerimónia.
Ao fundo funcionários da ABP, incluindo os então Director (à esquerda) e Vice Director Geral (à direita)
O então Presidente da República no uso da palavra
O antigo Director-Geral da ABP com o antigo Presidente do Parlamento