sábado, 27 de fevereiro de 2010

Mikroletes e seus nomes de "baptismo"

Os transportes públicos em Dili estão, tal como no resto da região, a cargo principalmente de privados que para o efeito utilizam pequenas "vans" --- usualmente Toyota Hiace --- que dos usuais cerca de 9 lugares passam a ... cerca de 19... :-)
Claro que estou a exagerar mas, em alguns casos, não deve ser muito...

O que sempre mais me atraíu nestas "mikroletes" --- a que há que adicionar os "bus" (mini-bus) e as "angunas" (camiões de carga, de caixa aberta, quase invariavelmente amarelos, que levam de tudo um ppuco... inlcuindo pessoas!) --- foi o facto de muitas delas terem sido "baptizadas".
Abaixo vai uma selecção das que achei mais interessantes. Começando pela "Escudo", que eu gostava de dizer que, na época (após a entrada em circulação do Euro), era o único escudo autorizado a circular...






4 comentários:

  1. Caro Amigo

    Apenas uma leve achega ao tema das microletes...
    Em 2003/04 foi publicado por João L.Rodrigues Gonçalo um trabalho de fotos e curiosidades denominado "Gente de Timor-Leste", mais tarde, foi publicado um segundo volume. No primeiro, tem ula extensa lista e fotos dos nomes curiosos dos muitos transportes que circulavam em T.L-.Presumo que conhecerá essa publicação, mas aqui fica a referência para eventuais desconhecedores porventura interessados nesse curioso tema.

    ResponderEliminar
  2. Meu caro,
    Por acaso não conheço, não. Há uns bons anos atrás dediquei-me a "caçar" mikroletes com nomes patuscos. Estas são apenas algumas.

    ResponderEliminar
  3. não exagera, já contei 18 na parte de trás de uma mikrolete. se juntarmos os 3 que normalmente vão à frente....

    ResponderEliminar
  4. Olá Antonio, como vai?


    Embora breve, achei formidável esse post pois, feliz ou infelizmente, trata-se de um traço cultural que une de certa forma muitas nações de língua portuguesa. Enquanto há o mikrolete em Timor, em Angola são os candongueiros e em Moçambique os "chapa 100". Todos a usar Toyotas Hiace, curiosamente.


    Vou publicar esse post no patifundio, dando-lhe os devidos créditos, ok?

    Um abraço

    Michell Niero

    www.opatifundio.com

    ResponderEliminar