domingo, 1 de abril de 2012

E se de repente, saindo do nada, começasse a ouvir algo que soa a fado?!... Em pleno Dili!...

Confesso que foi com um misto de estranheza, primeiro, e de emoção, depois, que hoje ao almoço no "Arbiru" ouvi o que me identificaram como sendo uma reminescência do fado tal como deixado pelos marinheiros portugueses de quinhentos e comerciantes nossos patrícios dos séculos seguintes algures na Malásia (Malaca), primeiro, e em Java, depois...
A música foi-me identificada como o "krongcon" [leia-se "crongtchon"] --- que na Wikipedia e noutros locais aparece como "keroncong" --- e estava a ser tocada por um grupo de músicos timorenses que, disseram-me depois, há cerca de 20 anos não se encontrava para tocar. Estão agora a ensaiar para posteriormente darem alguns concertos.


O vocalista do grupo, senhor de um vozeirão que dá gosto ouvir...

O único instrumento comum com o fado é a viola, sendo os restantes versões diferentes do cavaquinho ("ukelele" na versão havaiana, levado pelos madeirenses) e o violoncelo.





Apercebendo-se de que eu era português os músicos decidiram cantar uma versão com a letra num "português mais que perfeito" que, naturalmente, me sensibilizou.
Enfim, foi uma experiência que me emocionou muito... (quem me conhece melhor sabe o que é que isto significa... ;-)  ).
Fiquei ansioso para ver o primeiro espectáculo público do grupo... :-). Daqui a cerca de um mês, ao que me dizem.

Depois do almoço com um casal amigo fui dar uma volta e dei com o início dos preparativos da Semana Santa. Nomeadamente com pequenos nichos dos passos da processão da Paixão.


Finalmente, terminei as actividades no "mercado dos tais" para ver as novidades. A principal novidade foi um calor abrasador que me fez regressar mais ou menos rapidamente ao aconchego do ar condicionado co "Jaquim", primeiro, e do meu apartamento, depois.
Mas no entrementes (ena!... Hoje é mesmo domingo...) ainda deu para espreitar um colar pouco vulgar.


E assim se passou mais um domingo... Prá semana há mais... :-)

Sem comentários:

Enviar um comentário