segunda-feira, 1 de março de 2010

A componente naval das FDTL: presente e futuro próximo

As notícias sobre a próxima entrega às FDTL das duas lanchas de fiscalização contruídas na China e a polémica (?) em torno da inexistência de um porto para elas na costa Sul levou-me a ir espreitar imagens das mesmas, das lanchas actualmente existentes (a "Oecussi" e a "Ataúro", oferecidas por Portugal) e do porto de Hera, onde elas ficarão baseadas.

As lanchas oferecidas por Portugal (ver abaixo)têm 18,4 m de comprimento e deslocam cerca de 45 toneladas.

Elas podem ser vistas atracadas no porto de Hera nesta imagem de satélite (em baixo) tirada do Google Earth (topo do molhe em L).


As lanchas chinesas (ver aqui informações sobre a história da sua produção desde o início dos anos 60) são mais compridas (41 m) e deslocam até 170 toneladas.

Para termo de comparação do tamanho das lanchas chinesas com o tamanho dos molhes de Hera diga-se que a "perna" interior maior do molhe em "L" terá cerca de 60 metros e que o molhe "interior", dentro da doca, mais há esquerda terá cerca de 155 metros --- a acreditar nas medições feitas no Google... A largura interior da doca é de cerca de 60 metros.


Não sendo entendido no assunto, chamou-me a atenção a dimensão do "castelo" e o facto de ele contribuir para as lanchas (chinesas) serem relativamente altas e esguias. Isto não deverá afectar a estabilidade da navegação no "tasi feto" mas poderá criar alguns problemas na navegação no "tasi mane" pois poderá tornar as lanchas especialmente sensíveis aos ventos de través. Mas disto os entendidos é que sabem.

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