sábado, 2 de outubro de 2010

A "loja" de artesanato de Oécussi em Dili

Desde o ano passado que assentou arraiais na rua ao lado do Hotel Timor. Trata-se de um timorense de Oécussi que vende produtos oriundos do enclavei --- embora desconfie que alguns são da província indonésia vizinha, NTT... É, certamente, a melhor "loja" de artesanato de Oécussi em Dili.


Particularidade do seu comportamento é o de que tem por hábito saudar quem passa, interessado ou não nos seus produtos, com uma quase impecável continência.


Quase não falando tétum --- adivinho que a sua língua materna seja o baikeno ---, é um sarilho para a gente se entender, nomeadamente para discutir preços. Mas o que é certo é que no ano passado lhe comprei um par de portas e este ano já lá vão uns kini-kini no meio de outras coisas menores.


A compra dos kini-kini, particularmente, deixou-me quase à beira de um ataque de nervos... :-) Tendo eu compreendido que ele pretendia 50 USD pelo par, fiz a minha oferta "irrevogável": 30 "paus". Recusou liminarmente e eu voltei costas.
Mas eu tenho a cabeça dura e quando fixo os olhos numa "presa" é difícil largá-la...
Mais tarde voltei lá. Afinal os kini-kini não eram dele mas sim de um outro companheiro que entretanto aparecera. E o preço subiu de repente para o que eu entendi serem... 80 dólares. Nem morto! Depois de muita conversa sobre o preço o homem alinhou um conjunto de notas para dizer qual o preço. Afinal não eram 50, nem 80 mas sim... 100 dólares.
Na brincadeira bati com o indicador na cabeça e disse-lhe que estava "bulak"!... E virei costas mais uma vez e fui almoçar ao Hotel, onde amigos me esperavam.
Mas a "azia" continuava. Ainda por cima uma amiga minha e usual "parceira" em incursões do mercados dos tais e feiras de artesanato caíu na "asneira" de me dizer que era raríssimo ver kini-kinis à venda. Bem dito bem feito: o fruto "proibido" é mesmo o mais apetecido e terminada a refeição disse aos meus amigos "vou ali num instante e já volto!".
E lá voltei eu ao "ataque". Palavra puxa palavra, nota puxa nota, chegámos finalmente a um acordo: "arrematado ao malae boot por 50 dólares"! E lá vim eu chocalhando os kini-kini rua fora todo satisfeito da vida... Mais uma peça para a minha "uma lulik"... :-)

Sem comentários:

Enviar um comentário