segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Ontem prometi muito mas "mostrei" pouco...

Vamos lá corrigir a situação!...
O "poiso" habitual é, já sabem, a Pousada de Baucau.


 Que está cada vez melhor, reconheça-se. Começando logo na recepção e assistência aos clientes...


... mas estendendo-se ao restaurante (onde a espetada de peixe continua a ser a minha preferida...)... e não só. O "não só" inclui um auditório em fase adiantada de construção e o projecto de construção de uma ala nova (14 quartos), onde está hoje um edifício abandonado.



São dois melhoramentos que, certamente, muito irão contribuir para a atractividade turística da região, que tem potencialidades muito grandes. O auditório, por exemplo, dará para organizar seminários e outras actividades do género, não só de interesse mais estritamente local mas também beneficiando de alguma deslocalização de actividades que acabam por ser levadas a cabo em Dili.

Feito o reconhecimento do local e depois de bater algumas "chapas" às flores que alegram o jardim da Pousada...



... "fiz-me" à estrada e lá fui eu a caminho da baixa do Seiçal e de Laga.
A luz da manhã (juntamente com a do fim da tarde) é o "paraíso" de qualquer fotógrafo e na região isto torna-se ainda mais verdade nesta época do ano, com várias zonas alagadas e prontas para o cultivo do arroz.


 Os dois Matebian reflectidos nas águas da baixa do Seiçal

Na zona do Seiçal e porque era sábado de manhã, apanhámos o mercado local, com muita gente e o colorido usual. Produtos mais vendidos: os "verdes" (legumes, frutos) e roupa, muita roupa, "do fardo", roupas novas (ou com cara disso...) importadas em fardos de Singapura e que, com custo baixo (1-3 USD a peça, na maior parte dos casos), fazem a delícia das mulheres (timorenses ou malaes...).


E lá prosseguimos em direcção ao destino: Laga e a visão do seu vale de arrozais que se tem da estrada que dela leva para o interior, para Baguia. Claro que me interessava também "apanhar", mais uma vez, o "casal" Matabean, "mane" e "feto".



Depois foi o regresso a Baucau passando pela já nossas conhecidas "tranqueira" e ex-residência do administrador.
E foi ao descer desse "plateau" sobre a povoação de Laga que, ao querer entrar na estrada principal, "meti a pata na poça"!... Não literalmente mas quase...
Distraído com a aglomeração de pessoas e procurando desviar-me delas acabei por enfiar com a roda na vala de escoamento de águas que estava à minha frente e de que nem me apercebi. Aliás, só percebi a gravidade da situação com o alarido do pessoal e com o grito "50 dólares! 50 dólares!"... :-)
Saí do carro e quando vi a "mão" direita do meu "Jaquim" enfiada na vala o primeiro pensamento que tive foi de que o eixo tinha ido à vida... O que seria um belo 31, diga-se! Felizmente não foi nada de grave e com as 4 rodas motrizes engatadas, a marcha atrás metida e a ajuda de um pequeno magote de ajudantes (como de costume, parece que não há ninguém e depois parecem um enxame), lá tirei o meu rico "Jaquim" daquela posição. Nem me lembrei de lhe tirar a fotografia para a posteridade... Queria era "basar" dali e depressa!...
Já sei! Já sei! Querem saber em quanto me ficou a "brincadeira", né?!... Pois... 40 "paus"!... É muito?!... Sim, concordo, mas eles eram també muitos e vocês sabem como é: nestas circunstâncias vem sempre ao de cima a minha "costela" de economista do Banco Central... E o que é que um Banco Central quer? Que a economia cresça pondo dinheiro em circulação... Foi o que eu fiz... É tudo uma questão de filosofia de vida... Kkkkkkkkk! Já sabem: 0,000000000001% do crescimento do PIB em 2012 é "meu" e decorrerá directamente da minha boa acção!

Ainda a remoer a aventura, "embiquei" para Baucau e pelo caminho lá fui tirando mais umas fotos...




E quase a chegar a Baucau e face a este sorriso de felicidade, relaxei e reparei-me para o almoço...


A tarde foi para descansar das emoções e preparar a etapa seguinte. Mas esta fica para amanhã e inclui Venilale, a Nafreana, a dupla "R&R" e o que mais se verá!


1 comentário:

  1. Caro Malais;
    Vou varias vezes à Pousada de Baucau em formação, fiz uma página no FB para a Pousada divulgação. Pedia lhe se posso utilizar fotografias do seu blogue para a página do FB?

    Obrigado

    ResponderEliminar