domingo, 3 de março de 2013

Baía de Tibar: um tesouro a preservar ou a destruir?

A baía de Tibar fica a meia dúzia de quilómetros a ocidente de Dili e pelas suas características é uma das zonas mais bonitas do país.



Na sua parte mais oriental e mais perto de Dili fica uma pequena aldeia de pescadores com os seus barcos típicos, maiores que os "beiros" normais e todos equipados com motor e com um "tejadilho" de protecção contra o sol e a chuva.



Uma vez por outra dá mesmo para ver algum pescador com rede portátil tentando a sua sorte, carregando-a ao ombro preparado para a atirar.


Na zona mais ocidental da baía há um pequeno ancoradouro e um pequeno estaleiro naval que, com o colorido dos navios de pequeno porte ali atracados, dão uma cor especial a toda a região.


Pois é esta zona paradisíaca que parece estar em risco pois, ao que parece, é intenção do actual governo (como o era do anterior, da mesma "cor") transferir para ali o porto de Dili, encerrando o actual, "demasiado" no centro da cidade.
Lembro-me que nos governos anteriores a 2007 os planos eram diferentes, havendo a intenção de deslocar o porto ainda mais para ocidente, para a zona de Liquiçá, ao que parece com mais espaço e maiores fundos (a baía terá, parece, de ser muito desassoreada e limpa de parte do seu fundo de coral.
Na altura, os planos para a baía eram de a transformar numa (pequena) marina de apoio aos veleiros que cruzam a região a caminho da Austrália ou vindos do sul.
Por razões de defesa da paisagem da região esta parece-me ser uma solução muito mais "simpática".
Veremos o que o futuro reserva à baía de Tibar mas acreditamos que o bom senso prevaleça... Será? É que parece que houve muita gente bem colocada nos corredores do poder que andou a comprar terrenos na região com mira na sua valorização devido à instalação do porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário