sábado, 18 de maio de 2013

Dili - Baucau - Laga - Baucau

Farto de estar "preso" em Dili por causa da época das chuvas e de razões profissionais, assim que tive a possibilidade de o fazer meti-me à estrada a caminho da região de Baucau. Dois objectivos fundamentais: ir a Laga ver os arrozais, verdinhos, verdinhos nesta época do ano, e ir a Ossu pagar a propina anual da Nafreana, a moçoila, agora com 17 anos, que encontrei pela primeira vez há seis anos numa ida a Venilale.

Saí de Dili mais tarde que o desejado --- eram quase 10h da manhã --- e rumei a nascente pela estrada marginal que depois passa frente à casa do ex-Presidente Ramos Horta e perto da entrada para a estrada que leva à Praia dos Portugueses. Mais adiante passei por Hera e pela central eléctrica que agora abastece uma parte do país, particularmente a costa norte.

Mais à frente foi a passagem pelo Km 20 e a praia, linda e que tanto cobiço (quando for grande quero ter uma casa ali...), onde se situa uma pequena aldeia de pescadores e onde fica a que eu chamo "Rocha do Murteira e da Meca", dois amigos que em tempos (há muitos anos... ;-) ) andavam por ali a namorar... :)


 
No local, antecipando-se a mim, já há alguém a fazer uma casinha... Ai qu'inveja!.. Mas a gente conversa e com uns dólares... ;)

 
Numa curva do caminho dei com esta cena deliciosa: um pequeno grupo de búfalos refrescava-se do calor e protegia-se das picadas dos mosquitos e moscas num verdadeiro banho de lama.
 

Adiante! Passados mais uns quilómetros de estrada --- finalmente minimamente arranjada --- passamos Metinaro e aproximámo-nos (eu e o "Jaquim") do "subão", agora mais fácil de "fazer". Depois foi a descida e a "corrida" até Manatuto e, antes da curva larga que dá acesso à estrada que atravessa os arrozais e leva à cidade, lá estava ela à minha espera:


Onde? Aqui:


Atravessada Manatuto sem paragens (queria chegar a Baucau a horas decentes de almoçar na Pousada...), o caminho foi "sempre em frente!". Primeiro Laleia e a sua ponte onde só cabe uma "kareta" de cada vez...


 
... e mais adiante os primeiros sinais de que nos aproximavamos de Baucau, com os arrozais em degraus e a casa de tecto alto que caracteriza a região de Bucoli.



E às 14h, mais coisa menos coisa, lá estava eu a chegar à Pousada de Baucau e seu restaurante.


As empregadas reconheceram-me logo e fui atendido com a presteza possível (tinham chegado pouco antes dois grupos que aguardavam a paparoca...) mas sempre com a simpatia e eficiência que as caracteriza.

Depois de almoçar dei uma olhadela nas obras em curso e que incluem um auditório para reuniões em formato tradicional (muito bonito!) e uma nova ala de quartos (mais 14, o que mais que duplicará a capacidade da Pousada). (Parabéns, Henriques de Jesus, meu amigo desde os 10 anos! ... Máfia de Setúbal...)



Depois foi a vez de me meter novamente à estrada e ir espreitar os arrozais da baixa do Seiçal e de Laga.
Prefiro ir ali de manhã cedo, quando o céu tem menos nuvens e os dois "Matebian" ("macho" e "fêmea") estão limpos.... Mas valeu a pena ir assim mesmo.

Na baixa do Seiçal, o arrozal, quase a perder de vista, "morria" nuns "Matebian" que apareciam como nunca os vira antes: o "manto diáfano das nuvens" cobria-os e acompanhava o seu relevo, com o "Matebian Feto/mulher", mais baixo, à esquerda e o "Mane/homem", mais alto, à direita deste. Um espanto!



Chegado a Laga meti pela estrada que liga a Baguia e andei 2-3 quilómetros até locais meus conhecidos e de onde se vê uma vista espectacular sobre o imenso arrozal da ribeira de Laga e sobre os "Matebian".

 

Paisagens vistas e fotos tiradas, era hora de "voltar a penates", no caso a Pousada de Baucau.

Desci o planalto de Laga e atravessei a ponte que está à saída (no sentido Laga-Baucau) da vila. E foi então que dei com um pequeno grupo de raparigas sentadas num murete à borda da estrada e que se meteram comigo: "malae!...". Parei e tirei algumas fotos. E foi só quando vi estas que reparei bem nesta (verdadeiramente) pequena maravilha:


São sorrisos destes que me fazem andar por aqui pela estrada fora... Tinha acabado de "ganhar o dia"!
Amanhã há mais: Baucau - Venilale - Ossu - Baucau - Dili... Uf! Ai meus "rinseses"!

3 comentários:

  1. As crianças - e adultos! - de Timor teem os sorrisos mais lindos que já vi. Nem na Nova Guiné ou Vanuatu vi assim. São um espanto. Bem hajam, todos!

    ResponderEliminar
  2. Já foram as minhas paragens... um dia vou matar saudades!!..

    ResponderEliminar
  3. Gostava de ter informações sobre Timor. Fui professora aí há muitos anos, sou agora reformada e desejava experimentar viver aí algum tempo. Pode ajudar-me? Obrigada.

    ResponderEliminar