quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Revisitando Baucau --- mais uma vez...

Tivemos a oportunidade de, há dias, revisitarmos Baucau, região de que muito gostamos e cidade de onde se podem fazer umas "excursões" interessantes, umas para o interior e para sul, em direcção  a Venilale e Ossu, e outras noutras direcções, como Laga, no caminho da ponta leste, e Baguia, quase na costa sul.

Desta vez deu-nos na "tineta" tentar repetir uma foto que tínhamos visto na net sobre a Pousada de Baucau há alguns anos atrás. Tudo indica que terá sido tirada (provavelmente) da torre da sé de Baucau.


Com um enquadramento espectacular, a foto é de autor que desconheço (sorry!...) e de data que também não sei mas que presumo ser do início do milénio, pouco tempo depois de ter sido restaurada, em 2002.

Andei  a bisbilhotar a zona mas cheguei à conclusão de que não valia a pena fazer "rappel" e trepar à torre sineira ( :) ) pois as árvores que entretanto se foram desenvolvendo na zona e na própria Pousada tornaram a foto acima "irrepetível". O melhor que consegui foi isto, tirada do início da pequena ladeira que dá acesso à dita cuja...:

 
 
Depois decidi explorar a zona e enfiei-me pela estrada que começa imediatamente à esquerda da Pousada e que já tinha explorado anteriormente para ir ver o nascer do sol.
Passa-se pelo antigo hospital de Baucau, em fase final de recuperação, e continua-se em frente.
 
"Mapa" do Google Earth mostrando a Pousada de Baucau (no cando inferior direito, onde está uma cama),
o antigo hospital português de Baucau (onde está a "mãozinha"; vejam-se as coordenadas no fundo da foto)
e parte do percurso percorrido.
 
 
 
A certa altura cruza-se uma outra estrada de terra batida que viemos depois a perceber que nos levaria à estrada principal para Baucau, junto ao topo norte da pista do aeroporto. É exploração a fazer na próxima visita... ;)
 
No cruzamento virámos à direita e prosseguimos em direcção à costa até chegarmos ao ponto de onde se vê parte importante da costa norte de Timor Leste dali até quase à ponta leste.
 



Chegado a um ponto onde não dá para prosseguir de "kareta", voltei para trás e chegado  à Pousada tomei a estrada para Laga e ponta leste e depois a estrada que segue para a praia de Baucau, a praia de Wataboo (ou "dos pescadores" para a maioria dos "malais"...).

A praia de Wataboo é a mais à direita na imagem do Google Earth
 
 

Aí demos com um pescador/carpinteiro fazia um beiro de apreciáveis dimensões.

 
 
Mas o meu objectivo principal era chegar à praia seguinte (a meio da imagem do Google Earth mais acima) e que é a minha preferida em Timor Leste. Ou era, antes de constatar o verdadeiro "assassinato" da paisagem da praia que estão a cometer ao cortarem uma série de árvores --- presumidamente por estariam a estorvar o alargamento da estrada em alguns centímetros...
 




Um autêntico crime! Fruto da ignorância e de se entregarem obras a ignorantes sem nenhuma orientação com preocupações ecológicas, ambientais e de proteger o que a mãe natureza deu para turista ver... Tontinhos! Não tenham cuidado com a "desconcentração" administrativa em preparação e vão ver cenas destas multiplicadas por todo o lado... "A ignorância e arrogância ao poder!..."

Ao chegar junto da construção portuguesa que ali está reparámos que a estrada que na última visita estava ainda encerrada ao transito estava agora aberta e, claro, decidi "xeretar" os locais aonde ela leva.
E foi assim que dei com uma real enorme (na imagem do Google o mais à esquerda) e de uma paisagem paradisíaca. Ao que me dizem trata-se de uma praia frequentada por tartarugas na época da sua desova.





Depois de visto este bocado do paraíso e porque a estrada junto à praia termina ali resolvi virar para trás e regressar a Baucau e à Pousada, sítio ideal de apoio para estas sortidas bem como para outras semelhantes na região.



Hoje fiquemos por aqui. Mas há mais para contar... "Calma, gentji!"

Sem comentários:

Enviar um comentário