segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Dare "et ses environs!... " :-)

A época das chuvas não é boa para passear por montes e vales neste país, como calculam... Por isso tenho estado um bocado "sossegado", tendo-me limitado a ir duas vezes dar um abraço ao "vô" Serra, uma delas com mais uma pequena "tropa fandanga" de quatro amigos e outra vez espreitar a central de Hera. Ou o projecto de projecto de central eléctrica...
No fim de semana passado, finalmente, decidi-me a ir dar uma "curva ao bilhar grande". O destino foi Dare, sobranceiro a Dili e no caminho para Aileu. A causa imediata da decisão de ir para aqueles lados foi uma discussão em torno das placas que estiveram e das que agora estão no monumento que os australianos ali erigiram ainda no tempo da administração portuguesa para agradecerem o apoio "dos portugueses do Minho a Timor" aos seus soldados durante a segunda grande guerra.


Passado o local, segui em frente, em direcção ao convento ali existente.



Reconhecido o local de outras andanças, decidi-me ir mais além e "xeretar" o caminho que dali penetra na montanha sem saber muito bem onde ele me levaria... Assim é que eu gosto... :-)
E lá fui eu... As paisagens são deslumbrantes, quer do próprio percurso quer a vista que dali se tem sobre Dili.




A certa altura dá-se com um pequeno "campanário" onde está uma figura de Nossa Senhora com o Menino que depois me lembrei já ter visto pois aquele é o caminho para umas instalações onde, por vezes, se organizavam "retiros" para discutir documentos importantes para o desenvolvimento de Timor Leste. A única (última?) vez que lá tinha estado foi em 2003, salvo erro, quando começaram a preparar o segundo Relatório do Desenvolvimento Humano de Timor Leste (fui o organizador do primeiro, publicado nas vésperas da "independência, em Maio de 2002).


Em frente... E lá fui andando, com algumas vistas espectaculares de Dili, nomeadamente da ribeira de Comoro.


A estrada, apesar de ser de terra batida, até não está má e por isso fui andando, andando. De vez em quando passava por alguém que me dizia "Ba Dili" (vou para Dili)... E eu a "fugir" dela...
A certa altura e porque já tinha passado os 700 metros de altitude, comecei a ficar "nas núvens" e foi então que comecei a pensar se valeria a pena continuar pois teria dificuldades em ver a estrada e já estava a deixar de ver a paisagem. Foi então que decidi voltar para trás sem saber ao certo onde a estrada me levaria. Mas fiquei desconfiado que eu iria parar... dentro da Ribeira de Comoro...
Como esta leva, agora, água demais para o meu gosto, também por isso resolvi retroceder.
E assim fiz. Estava então aqui:



E para a despedida, tomem lá esta flor...


Ou preferem esta?

1 comentário: