sábado, 6 de agosto de 2011

Baucau-Dili numa terça feira de manhã...

... e com uma (boa) surpresa em Laleia!

É verdade: na semana passada senti o peso de estar aqui há seis meses seguidos quase sem interrupção e... meti 3 dias de férias para sair de Dili.
Aproveitando o facto de estar agora em Baucau o meu amigo (de infância) Jesus --- não é esse! É o de Setúbal!...---, marquei quarto na Pousada que ele ajuda a dirigir e lá fomos nós os três: eu, a minha mulher e o meu "Jaquim"!...
Deixo o relato dos outros dias para outra ocasião e vou directo "aos finalmente": a viagem de regresso.
Depois de parar aqui e acoli para comprar abastecimentos vários (bananas, mandioca, flor de papaia, etc, etc, etc) nas bancas existentes a poucos quilómetros de Baucau, lá viemos estrada fora sem nada de especial a referir. Paisagem conhecida, prego a fundo (tanto quanto permite o estado da estrada...), e lá viemos nós, apenas com um ou outro encontro pelo caminho...



E foi assim que chegámos a Laleia.



Passada a conhecida ponte, como a minha mulher não tinha visto de perto a igreja apesar de já termos passado por ali muitas vezes, guinei para a direita e parei junto da dita para ela dar uma olhada.
Porta fechada, qual não é o meu espanto quando passados uns bons minutos ela aparece à porta chamando-me para ver o interior que eu não conhecia por sempre ter visto a porta fechada.

Ao entrar fiquei surpreendido. Bem surpreendido, diga-se. Creio que a maior parte dos não residentes em Laleia não conhece o interior da igreja, toda ela restaurada há relativamente poucos anos (3? 4?). Ora aí está ele:




 Altar mor


Dois altares laterais


Púlpito. Note-se o desenho (caravela portuguesa)

Vista a igreja, era tempo de nos pormos a caminho de Dili. Com uma paragem para tirar mais umas fotos a uma das "minhas" três árvores (à saída de Manatuto para quem vem de Baucau), fazer umas compras de barros na D. Rosa, em Manatuto, e subir e descer o "subão", cuja estrada está, aqui e ali, a ser alargada.




E com tantas paragens acabámos por levar 4h para fazer um percurso que normalmente, devido ao estado das estradas, se faz em cerca de 3h.


Sem comentários:

Enviar um comentário