segunda-feira, 8 de agosto de 2011

"Eureka! Já sei!..." ou "De como uma coisa difícil se torna fácil!..." :-)

Já sei tudo! Tudinho!... E vocês não sabem! Bem feito!...
E só sabem se eu contar!... :-)
"Prontes"!... Tá bem! Eu conto!...
Então é assim!...

Lembram-se da estátua do Dom Boaventura de Manufahi que o meu amigo Rui Fonseca "descobriu" algures em Campo Alor, em Dili? Pois bem... Fui lá e tirei-lhe umas fotos mas ficámos todos na mesma: quem era o autor, como apareceu ali e a que local se destinava?


Coincidência das coinciências, descobri hoje que um colega meu do Banco Central... mora na rua onde está a estátua. E contou-me tudo! Tudinho!...
Estamos algures em 1999 e o governador do distrito de Dili resolveu mandar fazer a estátua para a colocar... no "fruteiro", isto é, na rotunda que vai para o aeroporto.
Encomendada a obra a um indonésio, foi feita ali perto. Entretanto começa a confusão com o referendo e tudo o que se seguiu e a estátua, praticamente acabada, ficou onde tinha sido feita, num terreno ali perto.
Só muito mais tarde é que um grupo de amigos residentes na zona resolveu pegar na estátua e leva-la para onde se encontra agora.
O curioso é que o anterior governo (FRETILIN) sabia da existência da estátua, tal como este sabe. Mas nunca ninguém tomou a iniciativa de a usar. Por se tratar de obra indonésia? Por a cara do D. Boaventura não se parecer com a foto que existe dele (sabem que quando a vi pensei logo nos livros do "Sandokan, o tigre da Malásia"? Não é parecido com ele?!... :-) ). Porque há sempre qualquer coisa mais urgente para fazer?

Cópia da foto original do D. Boaventura
disponibilizada pelos herdeiros

Seja qual for a razão a verdade é que ela "práliestá", meio esquecida. O meu chefe, homem de 40 anos de Dili, dizia-me que nunca tinha ouvido falar dela!
Enfim! Está esclarecido o mistério! Eureka!...

Sem comentários:

Enviar um comentário