domingo, 28 de agosto de 2011

Uma voltinha (?) pela manhã com Dili a meus pés!

"Romingo" é dia de descanso para a maior parte. E para mim também... Só que o meu descanso é outro: é feito de solavancos e de poeira nos passeios com o meu "Jaquim"!... Este não fugiu à regra, que por ser regra me faz uns frenicoques danados se não a cumpro... E hoje cumpri.
Mais uma vez saí de "casa" sem destino mas entretanto lembrei-me que uma amiga minha estava quase de regresso a casa (=Portugal) e não teria tido a oportunidade de... ter Dili a seus pés... :-)

Uma curta troca de mensagens deu para saber que estava já "comprometida": uma saltada a Maubara com família residente aqui.
Mas "Serra" é teimoso e lá fui eu, sózinho, para ver (e ter) Dili a meus pés... Provavelmente a melhor vista de Dili é a que se tem de perto de umas antenas da TT na saída de Dili para nascente, no alto da subida depois de Becora.
E lá fui eu "trever" ou "quadriver" a paisagem que se avista dali. É mesmo "Dili a meus pés"!



Das outras vezes fiz 180º e voltei pelo mesmo caminho pois convenci-me que a estrada (Rsssssssss!...) não tinha saída. Desta vez, depois de enviar uma mensagem à minha amiga dizendo "Dili a meus pés mas não aos seus! Bem feito! Bem feito! Bem feito!...", continuei em frente.
Quando dei por mim estava numa descida de muitos, muitos "grauseses" mas com uma vista espectacular à minha frente sobre o Cristo Rei e as praias da zona. Parei o carro, travei-o o mais que podia e saí para mirar a paisagem. Mas... é sempre assim: quando estamos "numa boa" aparece alguém... No caso era uma "anguna" que queria passar. Lá tive de regressar ao carro, encostar o "Jaquim" o mais possível à montanha, e "bater" mais umas fotos.


Entretanto, enquanto eu vinha "de escada abaixo" pela encosta, dei com duas senhoras a fazerem treking "escada acima"... Só depois me apercebi que uma delas era minha amiga. "Ai Maromak! O que fazem aqui?!...". "Estamos subindo a montanha, fazendo exercício, claro!... O Zé [marido] ficou lá em baixo no café e nós viemos por aí acima e daqui a umas horas vamos ter com ele....". Claro que enviei logo uma mensagem ao Zé a dizer "Encontrei duas doidas a subir a montanha a caminho das antenas da TT!... :-)" e obtive como resposta que estava no bem bom na Areia Branca...

Depois continuei, sempre com todas as cautelas mas com um olho na estrada e outro na paisagem. Ou um na paisagem e 3 ou 4 na estrada? Já nem sei!...


A estrada ía ficando cada vez pior e o "Jaquim", qual cavalo de "saltos", de vez em quando parava, olhava para ela e ficava a pensar... Por vezes precisei de lhe dizer ao ouvido "Então "Jaquim"? Já passaste por bem pior! Vamos a eles?!...". E com este encorajamento lá se metia em mais um buraco para sair todo satisfeito um pouco mais à frente!...


Já um pouco perdido, sem saber se a estrada iria desembocar na marginal ou em Becora, lá fui perguntando o caminho. Iria ter a Becora. Só que, quando dei por mim estava no meio da ribeira e tive de andar uns bons 500 metros pelo leito até encontrar a saída para a outra margem.


E foi assim que fui parar junto da estação eléctrica de Becora, que vai receber as linhas de alta tensão vindas da central de Hera e transformar a electricidade em voltagem mais "comestível"...


Pouco depois estava de volta à estrada de Becora depois de ter percorrido o caminho assinalado no mapa abaixo.

Sem comentários:

Enviar um comentário