terça-feira, 7 de abril de 2015

Tem um jeep? Então venha daí... mais uma vez!

Pois é: a melhor altura do ano para visitar Timor Leste são os meses de Abril e o início de Maio. Porquê? Porque o país está todo verdiiiiiiinhooooo!
Graças à erva regada todos os dias pelo Bom Deus e aos timorenses que plantaram arroz! Arrozais verdinhos a perder de vista, por vezes. Liiiiindo!
É o caso de uma das zonas mais bonitas do país e que infelizmente, devido ao estado da estrada --- você chamou-lhe estrada? Rssss ! Brincadeirinha, né?!... ---, não é muito conhecida.
Refiro-me ao percurso que começa na estrada Baucau-Venilale (22 kms desde a Pousada de Baucau até lá) e que dá acesso a duas lagoas existentes na região. A entrada da estrada está assinalada: acesso às lagoas de Hogabiloi e de Uai-daba, esta última afastada da estrada (não se vê dela e só se acede a pé) e de água quente.


O caminho até lá --- sai-se de Baucau pela estrada que leva para sul, a Venilale, Ossu e Viqueque --- não tem grande história, a não ser o facto de ser, ao longo de todo o ano, verdejante, em alguns momentos mais parecendo que se está quase "paredes meias" com uma verdadeira floresta tropical.


É já relativamente perto da estrada que queremos visitar que começam os arrozais em socalcos que caracterizam a região. Não são tão íngremes como alguns em Bali bem conhecidos mas são, ainda assim, muito interessantes. No dia em que os visitei apanhei uma enorme "carga de água" na ida e um tempo sem chuva no regresso.



Chegámos, finalmente, ao local que queríamos visitar. As paisagens são lindas, com verde por todo o lado.





Depois foi o regresso, sem mais chuva, a Baucau e à tranquilidade da sua conhecida Pousada.




Ah! E não se esqueçam: a alegada instabilidade na região não corresponde à realidade. Na verdade, o foco de maior instabilidade (?) é na zona de Baguia, que fica a mais de duas horas de viagem de Baucau, por outra estrada, a que de Laga segue para sul.

Sem comentários:

Enviar um comentário