terça-feira, 13 de junho de 2017

Uma "estória" 4 anos adiada...

Estavamos em Maio de 2013 e, fugindo ao ambiente um pouco concentracionário de Dili, "fugi" pela "n-ésima" vez para a região minha preferida: a de Baucau "et ses environs". O relato está aqui: http://livrodascontradisoens.blogspot.com/2013/05/dili-baucau-laga-baucau.html

Permito-me citar aqui o que então escrevi sobre o que então aconteceu:

"Desci o planalto de Laga e atravessei a ponte que está à saída (no sentido Laga-Baucau) da vila. E foi então que dei com um pequeno grupo de raparigas sentadas num murete à borda da estrada e que se meteram comigo: "malae!...". Parei e tirei algumas fotos. E foi só quando vi estas que reparei bem nesta (verdadeiramente) pequena maravilha:


São sorrisos destes que me fazem andar por aqui pela estrada fora... Tinha acabado de "ganhar o dia"!... "


Depois deste dia voltei ao local muitas vezes. De cada vez pensava sempre "o que será feito da miúda que fotografei aqui?!...". Mas não passava disso: não tomei a iniciativa de procurar encontrá-la até porque não tinha comigo a foto que então tinha tirado.

Hoje foi diferente: graças às novas tecnologias "ela" estava ao alcance dos meus dedos. Mas só ao chegar ao local me lembrei dela e de, desta vez, tentar localizá-la.
Perguntado o dono do quiosque perto do local onde tirara a foto se a reconhecia --- 4 anos depois... ---, levei com um abanar da cabeça.
Porém, a sorte estava do meu lado e, atraído pela paragem do malae e do "Jaquim", apareceu primeiro um vizinho e depois outro e mais outro. E foi um deles que fez "luz" sobre o assunto: "É a filha do 'Chiquito'!...". "Onde está?!..." perguntei eu já a vislumbrar o reencontro. "Em casa?!...". "Não! Deve estar na escola!..."

Lembrava-me que logo à entrada de Laga havia uma escola e fui até lá. Estava na hora da saída --- apesar de serem apenas 10h45m e não 13h......
Pequenos e médios grupos de alunos e alunas vinham em direção a mim e fui perguntando se conheciam a moça da foto. Finalmente uma disse: "Sim! É a Tânia!...". "Onde está? Ainda na escola?!... Já saíu?!...". A resposta surgiu pronta: "está aqui no mercado!...", distante menos de 50 metros.
Pedi para a irem chamar mas ninguém, aparentemente, se dispôs a isso. Por isso virei o "Jaquim" e fui eu até ao mercado.
Parei o carro e embrenhei-me nele. Pouco depois apareceu um pequeno grupo de moçoilas quase "arrastando" uma delas. Era ela! Tinha-a "(re)descoberto" 4 anos depois!...

O sorriso franco tinha dado lugar a uma moça assustadiça perante um malae que desconhecia.


Foi só com a ajuda de uma "mana" mais velha a quem expliquei o que tinha acontecido que ela acalmou e desistiu de fugir e de se esconder, deixando-se fotografar.



Depois de dois dedos de conversa (?) e de umas (poucas...) fotos, deixei-a em paz. Só depois me lembrei que nem tinha perguntado o apelido nem a idade --- terá agora uns 11-12 anos. Foi de regresso ao quioque inicial que me disseram que era uma "Marçal"...

Que futuro espera esta moça --- e tantas outras da sua idade?!... Conseguirá estudar mais e construir um futuro para si e a sua família?!... Futurologia...


Sem comentários:

Enviar um comentário