Emr elação a Timor Lestee stá disponível apenas uma obra que pode ver vista aqui. Como diz o TLN, "trata-se de um livro, da autoria de Afonso de Castro, um capitão de infantaria do Exército Português que serviu como governador de Timor-Leste no período de 1859 a 1863, que pode ir analisado online e que é um dos primeiros estudos históricos desta antiga colónia Portuguesa.".
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEio4kWlU-rHc1-xF-WurvlWWhEjin2lF5U2MGi5FDiZp2QRjRkkTZWzRZpl1MFwFwydYHM9iL4UGwdRo2s60b6v3dtNzrAa0AaQK0g5sQUHA2WZZA0gedi6125ELhzdZwK5WZqIkPYGpWwy/s400/0007.jpg)
Vá lá espreitar!...
É uma obra essencial para conhecer a História Administrativa e Social de Timor no Séc, XIX.
ResponderEliminarAliás há uma outra obra de grande importância escrita pelo juíz Alberto Osório de Castro que se recomenda ler. Trata-se do primeiro livro impresso em Díli (1908) em papel grosso de arroz: “Flores de Coral”. É um livro de poesia com um anexo em prosa sobre uma viagem à zona de Liquiçá. É esse anexo que torna a obra conhecida. É uma lição de botânica, biologia, antropologia e…muito poética. Mais tarde foi publicada só o anexo em fascículos e depois em volume autónomo com o nome “ A Ilha Verde e Vermelha”.
Para quem se interessa por temas timorenses não pode deixar de ler e deliciar com ambos os livros.
RBF