Na guerra civil que ocorreu em 1975 e 1976 um dos sobrinhos do Vô Serra perdeu a vida.
Filho do irmão Francisco do Vô --- foi este irmão que chegou a Timor algum tempo depois da saída dos japoneses ---, o Fernando Pereira Serra nasceu em Portugal, na zona do Fundão (origem da família), em 25 de Julho de 1946.
Fernando Serra (à direita, com uma filha ao colo), junto dos irmãos Alberto (de camisa branca) e Teresa (a noiva)
Tendo feito a tropa em Angola, acabou por se ir juntar ao pai e ao tio em Timor presumivelmente na mudança dos anos sessenta para os anos setenta.
Com experiência militar e simpatizante de uma da partes do conflito, acabou por pegar em armas e ser morto em combate em 3 de Março de 1976.
Pelas mais diversas razões, a família mais directa nunca chegou a saber o local exacto em que ele estava sepultado --- o local onde morreu.
Só recentemente, depois de várias tentativas, foi possível chegar ao local onde está enterrado, algures no meio do mato lá para os lados de Ermera. No final deste mês será, finalmente, feita a sua trasladação para uma campa perto do pai, em Batugadé, a "sede" da família em Timor Leste.
R.I.P.
Essa história é comovente. A gesta de uma família que se aventura por Timor, onde irá ser tocada pela tragédia. Esses são os verdadeiros portugueses de Timor, simples, determinados e indissoluvelmente ligados a essa terra enfeitiçada.
ResponderEliminar