quarta-feira, 5 de setembro de 2012

A volta...

Na entrada anterior "falei" da viagem de ida de Timor Leste para Portugal. Agora escrevo uma (pequena?) nota para dar fé do caminho inverso...
Felizmente tudo decorreu sem problemas, numa viagem "corrida", quase sem paragens nos aeroportos. Saída de Lisboa cerca das 15h30m de quinta feira 30AGO e chegada a Bali às 20h do dia seguinte, cerca das 13h de Portugal. Mais ou menos 22h de viagem das quais cerca de 20 dentro do "passarão" da KLM... Olhem que nem é mau...

A viagem em si não teve história. Não fora ter de ajudar, via telefonemas, uma amiga que vinha de viagem e que precisava de assistência na sua chegada a Bali e tudo tinha sido uma sensaboria... :-)

No sábado de manhã fui dar uma volta até umas lojas de Bali (Legian) já conhecidas para ver se havia novidades. Infelizmente --- não sei se me entendem... :-) --- havia! Nomeadamente um elefante recoberto a prata e umas peças do Tibete, em esmalte, que se me grudaram nos olhinhos e não mais os largaram... "Marvado" seja quem inventou os cartões de crédito... :-(



O resto de sábado não teve grande história, a não ser já à noite, quando a minha amiga que vinha a caminho de Bali chegou. Tudo se resolveu e lá fomos jantar, tendo eu "devolvido" a "piquena" ao seu hotel depois do repasto.

"Romingo" de manhã foi a vez de ir fazer uma massagem para pôr as pernas e os "peses" no lugar e de me despedir da minha amiga que seguiu nessa manhã para Dili.

Entretanto e face à perspectiva de ficar a "olhar para o boneco" durante a tarde, contratei no próprio hotel onde fico desde há uns 10 anos a esta parte uma excursão ao templo de Tanah Lot, famoso pela sua arquitectura e localização e por ser um ponto muito requisitado para observação do pôr do sol.
A viagem em si não tem nada de especial, não fora o facto de nesta altura do ano os campos estarem verdinhos, verdinhos, com o arroz ainda em crescimento. É sempre um espectáculo digno de se ver. Mesmo para quem não é do Sporting... :-)


Chegado ao templo, integrado num parque relativamente grande, fui andando à procura do que me pareceu ser (e confirmou-se que era...) um bom local para tirar as fotos do famigerado pôr do sol.

 

Só no regresso, caído o pano do espectáculo que a natureza acabara de proporcionar, é que me apercebi da quantidade de gente que estava no local. Impressionante, embora não seja capaz de quantificar... Mas que era muuuuitaaaaaa gente, era.

De regresso ao hotel, eram horas de jantar. Uma refeição ligeira mas que deu para, na borda da piscina, tirar umas fotos do Ramabeach Hotel by night.

 

E assim chegou a segunda-feira, data da partida para Dili. Com quase uma hora e meia de atraso, lá partimos e preparei-me para, pelo caminho, ir tirando algumas fotos.
Primeiro foram as ilhas da Indonésia, uma delas, as Flores, "povoada" de vulcões.



Chegámos entretanto à costa norte de Timor Leste e preparei-me para tirar mais algumas fotos de locais bem meus conhecidos.

 Maubara. A casa do Vô Serra está algures lá para cima...
 
As três ribeiras de Liquiçá 

Baía de Tibar. Será que vão mesmo destruir esta paisagem para construir o novo porto de Dili?!... Não acredito que a estupidez humana chegue a esse ponto...

Um dos lagos de Tasi Tolu

A grande viagem estava completa. Só faltava o reencontro com o meu "motorista", o meu primo Leiria, e o meu pópó, o já famoso "Jaquim"!... E lá estavam ambos à minha espera. Fim da "estória"...

Sem comentários:

Enviar um comentário