terça-feira, 16 de junho de 2009

Do alto do Kablak...

Tal como aconteceu em relação a outra entrada (sobre o Loilaco), fizemos agora um "assalto" às fotografias de José Teixeira sobre mais outra montanha que ele subiu: o Kablak, na região de Ainaro (a cerca de 6 kms, em linha recta, da cidade).

O Kablak (ou Cablac) é uma montanha de pouco mais de 2000 metros integrada num maciço com outros picos, o mais alto dos quais é o Berelaca, com quase 2500 metros de altitude.



Foi neste maciço que D. Aleixo Corte-Real, o liurai desta região de Ainaro, resisitiu aos ataques dos japoneses durante a Segunda Guerra Mundial, tendo sido feito prisioneiro e fuzilado.

Foto do chamado "Album Fontoura" (AF-16898)

2 comentários:

  1. ...Só mais uns pozinhos, como é hábito: A base de Aleixo Corte Real era numa montanha ali perto do Cablac ( fazendo parte, deste maciço)chamada Monte Surolau, ou Suro Lau, ondei se rendeu aos japoneses. Foi morto, tal como alguns familiares e outros apoiantes em Hato Udo, onde se encontrava detido. Do local (tranqueira), resta os alicerces e um singelo monumento a Francisco Corte Real, irmão de D. Aleixo, e com ele igualmente morto em 5 de Maio de 1943.
    RBF

    ResponderEliminar