quinta-feira, 16 de abril de 2009

Ainda sobre os túmulos em Timor Leste

De um leitor --- ora viva! Tudo bem consigo? --- da 'entrada' anterior recebemos o seguinte comentário:

"São,de facto,muito peculiares tanto a arquitectura dos túmulos, como a sua decoração. Para além dos mencionados em Díli, é interessante notar na zona de Liquiçá onde aparecem muitos inspirados na bandeira como pala do túmulo de D.José Nunes em Maubara; ou o túmulo no cemitério em Aileu copiado do monumento ao Infante D.Henrique em Díli.
Outros túmulos têm inscrições curiosas, tanto em relação às viagens que o defunto em vida fez a Portugal, ou até à hora da sua morte. Tenho coleccionado fotos de túmulos por todo o território, constatando-se o desaparecimento dos outrora abundantes túmulos com armas nacionais portuguesas. Subsistem, de facto, poucos.

RBF"

RBF é, muito provavelmente, dos portugueses que melhor conhece Timor e os Timorenses, tal como o património edificado pela Administração portuguesa.
Ele refere pelo menos duas situações: a da campa do liurai de Maubara, D. José Nunes, e a das campas, espalhadas um pouco por todo o país, em que é evidente a utilização dos símbolos nacionais portugueses, nomeadamente a bandeira e/ou o escudo.

A campa do liurai de Maubara é a que está retratada abaixo e encontra-se no amplo terreiro por detrás do forte de Maubara. Reza a história (ou a "estória"? Ou a lenda?) que o liurai pediu para ser sepultado à sombra da bandeira portuguesa. A forma prática de cumprirem o seu último desejo foi construir, por cima da campa, um "telheiro" com o escudo português e que representa a bandeira nacional esvoaçante. Terá sido esta a origem de se verem, espalhadas pelo país, campas com o mesmo tipo de "telheiro".


Um exemplo de outra campa com símbolos portugueses é esta (abaixo) no cemitério de Maliana.


.

1 comentário:

  1. Será que tem uma fotografia do túmulo do Arbiru que posse enviar?

    Ricardo Nunes

    ResponderEliminar