sábado, 11 de abril de 2009

Nem tudo o que parece é!...

A primeira vez que passei por Mehara, no distrito de Lautém, na ponta leste, perto da lagoa de Iralalara, fiquei intrigadíssimo ao passar por uma igreja com um nome que me levou a pensar "Não! Não pode ser o que estou a pensar!...". A igreja é a que está retratada abaixo e ao lerem o nome que está no frontispício calculam o motivo da minha admiração, não é?!...

Pois, de facto, nem tudo o que parece é: o que lá está escrito metade em indonésio e metade em português é tão somente "Igreja de Nossa Senhora de Fátima". Uf!... Calculo o susto que os brasileiros apanham quando passam por ali...

Já agora vejam o interior (extremamente simples, como seria de esperar) e as imagens da padroeira que fazem parte da sua colecção:


As imagens, explicou, solícito, o sacristão, têm origem variada: a da esquerda, já mais degradada, será a original, oriunda de Portugal, e as outras são cópias produzidas na Indonésia. Aliás e se bem me lembro, a própria igreja terá sido construída durante o período indonésio para substituir uma outra que existiria anteriormente. Daí a designação em indonésio.

Sem comentários:

Enviar um comentário