segunda-feira, 13 de abril de 2009

Aproveitem agora que ainda há...

A propósito da Páscoa lembrei-me de uma pequena "estorinha": há tempos tive de entrar nos Correios em Dili e quando me despedia das funcionárias, já minhas velhas conhecidas, uma delas atirou-me: "E quando vier para o ano não se esqueça de me trazer um pacote de amêndoas da Páscoa porque há muitos anos que não as comemos!"
Logo que tive portador para lá andei à procura de amêndoas mas o pior é que, fora da época, é difícil encontrá-las. Por fim lá descobri uns pacotes e enviei-os para lá. E já cá "cantam" mais à espera do próximo transporte...


Outro "produto" "tipicamente" português são... os teclados de computador com os caracteres portugueses (bem feito! Julgavam que eu ia falar de chouriço de sangue para as favas ou de morcela, não?!...). É coisa que não existe à venda em Timor, onde todos os teclados que lá desembarcam são em inglês... Mas também já os vi em... tailandês!


Moral da história: quando vou daqui vou carregado de teclados; já lá devo ter posto mais de duas dúzias! Só numa instituição que eu cá sei estão seis!... E sei de quem, em tempos, procurou carregar um contentor com teclados aproveitados de instituições portuguesas que, no âmbito da renovação do seu parque informático, ficaram com excedentes de teclados. Alguns nem chegam a pesar meio quilo! Já levei alguns com 453 gramas! 2 ou 3 "encaixam" perfeitamente numa mala de viagem... (claro que sei que os teclados 'internacionais' podem ser programados para usar os caracteres portugueses mas ou o utilizador fixa onde eles estão ou tem de escrevê-los no teclado... Um teclado português é muito mais 'clean'...)

Tudo isto para lembrar que há "pequenas grandes" coisas que estão ao nosso alcance e que farão a felicidade de muitos dos nossos amigos timorenses e nem nos lembramos delas. Pois aqui fica a sugestão: da próxima vez que forem a Timor levem... pacotes de amêndoas de Páscoa e teclados com caracteres portugueses... :-) Aproveitem agora que as amêndoas vão entrar em saldo...

Sem comentários:

Enviar um comentário