quarta-feira, 29 de abril de 2009

Artesanato de Maubara


Maubara --- a que o Herman José acrescentaria "e seu castelo altaneiro" por causa do seu forte (presumivelmente holandês) --- é conhecida pelo seu artesanato em palha (e, claro, por ser aí que vive, lá no cocuruto da montanha, o Vô Serra...).

No pequeno espaço entalado entre o forte e o mar estão agora três "barracas" de venda de artesanato mas há alguns anos era apenas uma, de uma cooperativa de mulheres locais. O negócio, entretanto, foi-se expandindo.


A oferta de produtos é muito variada e, de uma maneira geral, com bom gosto.


Há, no entanto, sempre espaço para melhorar e, sem desvirtuar as características de artesanato e os desenhos e cores tradicionais, ir ao encontro dos gostos da procura a fim de conseguir aumentar as vendas e, com elas, os rendimentos das mulheres de Maubara envolvidas no processo.
No quadro de alguma reestruturação da cooperação portuguesa em Timor Leste foi definido o que se convencionou designar por um "cluster" da nossa cooperação envolvendo várias dimensões da actividade económica (e não só) de Maubara e, em geral, do distrito de Liquiçá (a que Maubara pertence).
Este apoio centra-se no que se chama o projecto "Mós bele" ("nós conseguimos!", a versão local da palavra de ordem de Obama...). Na exposição "Os dias do desenvolvimento", que decorre hoje e amanhã (29 de Abril) na antiga FIL, em Lisboa (à Junqueira) há uma pequena exposição sobre o projecto.

Ele vai, procurar, no que concerne ao artesanato de Maubara, apoiar as artesãs sugerindo novos produtos e desenhos que permitam ir renovando o seu produto ao mesmo tempo que mantem as suas características de produto artesanal.
Espera-se que o projecto tenha sucesso e que consiga, simultaneamente, recuperar "fazeres" e objectos mais antigos. Há peças destas que são lindas e merecem ser reproduzidas. Não é verdade, João Tolentino?!... :-)

3 comentários:

  1. Tem toda a razão Professor.
    Se precisarem posso enviar fotografias de algumas peças antigas que possuo, de modo a serem reproduzidas.

    ResponderEliminar
  2. Estou à espera de autorização para reproduzir a foto da caixa que já tenho e pode enviar mais... :-) Obgd

    ResponderEliminar
  3. Estive hoje lá e falei com o Dr. João Carvalho (que conheço há muitos anos), fiquei de lhe enviar fotos das peças antigas que possuo.
    Entretanto pode reproduzir essa que tem.

    ResponderEliminar