quinta-feira, 27 de agosto de 2009

E finalmente!...

Domingo! Dia de regresso "a casa", em Dili.
O dia amanheceu com um céu lindo, como já tenho visto outras vezes naquelas paragens.


Depois de "matabicharmos" lá fomos nós em direcção à praia de Baucau, a minha preferida de quantas conheço em Timor (mas também confesso que não conheço assim tantas como isso...).
O caminho é interessante pois de um dos lados da estrada há, aqui e ali, arrozais em socalcos que, quando verdes (agora, infelizmente, já estão quase secos), são muito bonitos, quase "desenhados a tira-linhas".

Chegados à praia, uma surpresa: um sinal vertical alerta para a possível presença de crocodilos. Parece que há algumas semanas terá sido visto um que terá atacado um pescador mas sem consequências de maior.

"Lafaeks" não havia, mas na falta deles lá estava o inevitável grupo de "labariks" mirones, empoleirados em cima do que foi antigamente um posto alfandegário português, há muito abandonado.

Mas lá estava também aquele marzão de Baucau e as palmeiras inclinadas sobre a praia, como que a cumprimentarem-nos.


Apesar do aviso contra a (eventual) presença de crocodilos não resisti a dar um mergulho mas não sem antes pedir ao meu primo que, se visse um crocodilo... o avisasse de que eu estava por perto, pelo que deveria ter cuidado!... :-)
Retemperado com uma banhoca às 9h da manhã, regressámos à Pousada, não sem antes nos despedirmos da praia onde estacionam normalmente os pescadores da região. Chamou-nos a atenção o facto de estes se afastarem da costa bem mais do que estamos habituados a ver perto de Dili e noutros locais.

Cerca das 10h40m partimos de Baucau em direcção a Dili. O caminho não tem grande história, a não ser a travessia do quase-deserto que é a parte norte do distrito de Manatuto, as duas travagens de "prego a fundo" que tivemos de fazer por causa de dois buracões --- pf!... ainda me cheira ao queimado dos pneus... :-) --- a visão, sempre agradável, da igreja de Laleia...

... da costa do "subão...

... e, já na zona de Metinaro, da "praia do dólar".

13h10m: fim (à volta da mesa, claro...)

Sem comentários:

Enviar um comentário