Fiel amigo?!... Qual? Este?!...
NÃOOOO! Este!
É!... Fidelíssimo! Há anos e anos que lá está, impassível, à nossa espera!... Um pouco a seguir à lagoa de Maubara (para quem vai de Dili), junto a uma escola (coordenadas: 8º 36',42 S e 125º 14',46 E). Basta olhar para os sinais de travagem para perceber que a lomba aparece totalmente de surpresa, agora (há cerca de 2-3 anos) menor graças ao sinal vertical que a assinala. Durante muitos anos havia apenas uma palavra escrita por alguém na estrada avisando do "DIP". Normalmente tarde demais, pelo que os carros "voavam" a alta velocidade e os passageiros batiam com a cabeça no tejadilho... Para gáudio da criançada que por vezes se junta na berma da estrada para gozar o espectáculo!...
Este e muitos outros buracos das estradas de Timor Leste são outros tantos "fiéis amigos" que nos esperam um pouco por todo o lado sem que se compreenda muito bem porque insistem... em não os arranjar. Será por já serem autêntico património histórico? :-) Será para servirem de justificação para se comprarem tantos "fó-bai-fó" (4x4), como diz uma boa amiga?
Qualquer dia meto-me à estrada com o meu GPS e refaço o mapa das estradas do país assinalando o local destes "amigos" omnipresentes. Com uma dupla utilidade: para os apressados, servirá de "manual de prevenção" contra obstáculos; para os turistas, será mais um guia do tipo "Lonely Planet" de mais uma das muitas atracções turísticas do país.
Já estou ouvindo a caixa registadora a tilintar...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário