quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Era uma vez uma moeda que era para ser e não foi...

Numa entrada abaixo (dia 30/Jan/09) falámos da moeda de 5 centavos e do seu motivo, o arroz.
Chamámos então a atenção para o facto de o seu desenho ser "apenas" o último de outras alternativas que chegaram a estar planeadas. A penúltima versão foi esta:
Entendeu-se, no entanto, que como a moeda de 10 centavos já representava uma ave (o galo), seria aconselhável escolher outro tema e foi aí que alguém (perfeitamente identificado...) sugeriu o arroz, base importante da alimentação dos timorenses, querendo com isso significar-se a necessidade de apostar numa política de combate à fome e à sub-nutrição.
A moeda "que era para ser e não foi" baseava-se, como é fácil de constatar, na foto abaixo.


O curioso é que o bicho foi comprado de propósito para que fosse possível tirar-lhe quantas fotografias fossem necessárias até se obter uma em que ele "ficasse bem na foto".
Tiradas as fotos, se ele viesse a ser escolhido para figurar na moeda --- como chegou a ser ---, seria libertado no dia do lançamento oficial das moedas.
Entregue aos cuidados de uma "curadora" (:-) , o malandro arranjou manhas de se "escapulir" antes da festa. O que vale é que ele não chegou a ser o escolhido. Não foi vingança por ter fugido... mas se alguém o vir diga-lhe que foi! Podia ter passado à História e assim...

Sem comentários:

Enviar um comentário