sábado, 21 de fevereiro de 2009

Um dia no mercado

Seja onde for por esse mundo fora, os mercados, particularmente os das zonas rurais (mas também os das cidades), são uma verdadeira montra da vida de um povo.
Lá se encontram todos, seja os que vão para vender ou comprar seja os que vão apenas "dar uma voltinha ao mercado" para ver a animação que sempre têm.
Percorrer os mercados de Dili é uma verdadeira lição sobre a vida dos timorenses. Aquele que gosto mais de percorrer é o de Taibessi, ali mesmo à saída da cidade para sul, a caminho de Lahane e, mais para sul, de Aileu. Os outros dois mercados mais importantes são o de Comoro e o de Becora. O que está junto da Pertamina tem vindo a aumentar.

Mas creio que é nos mercados rurais que melhor se sente o pulsar da população no seu dia-a-dia. As imagens abaixo são do mercado de Lospalos. Quase dispensam palavras.

Deitando contas à vida... (não reparem no meio envolvente que ela também não...)

As noites e as manhãs no planalto de Lospalos podem ser "frescas" e não há nada como um agasalho para esperar os fregueses e vender os montinhos dos vários produtos.
(Balança? O que é isso?!... É um signo, não é?!...)

Vendendo tabaco tradicional

Há vendedores de tudo um pouco e vendedores e 'vendedores'... Incluindo aqueles que começam cedo a praticar a difícil 'arte' da "bisca lambida". De pequenino se alimenta o gosto pelo jogo, bem característicos de muitos dos povos asiáticos...


Tal como há os que, orgulhosos do seu galo de briga, o passeiam carinhosamente para ele apanhar ar e também ver a paisagem... E, claro, ser visto! É que a plumagem bem merece ser apreciada.

Sem comentários:

Enviar um comentário