domingo, 1 de fevereiro de 2009

Um selo, uma "estória"

Algures em Agosto de 2003 houve festança lá para os lados de Vatuvou, o suco de Maubara onde mora o Vô Serra.
Com amigos, fui visitá-lo mais uma vez mas não estava em casa porque tinha ido para a festa. Lá fomos à sua procura e demos com ele numa festa de comemoração da recuperação de uma pequena igreja alguns quilómetros adiante.
"Armado" da inseparável máquina fotográfica, zás! "Click" para aqui, "click" para ali...
A certa altura há um homem, vestido a rigor nas suas vestes tradicionais, que se coloca de cócoras à minha frente para eu lhe tirar uma fotografia com o seu galo. O que me chamou a atenção foi o olhar dele: penetrante como eu nunca tinha visto! Tipo "raios X"! Parecia que estava a ver mais a nossa alma que o nosso corpo. Nunca mais vou esquecer aquele olhar.
A foto ficou como se vê abaixo.


Passado algum tempo a Imprensa Nacional-Casa da Moeda, de Portugal, pediu-me algumas fotos para escolherem umas para fazerem uma série de selos para os Correios de Timor Leste.
Enviei várias, entre elas esta, e nunca mais pensei no assunto.

Ora, qual não foi o meu espanto quando, alguns meses mais tarde, nas comemorações do "28 de Novembro", soube que ia ser lançada uma nova série de selos de Timor. Quando a vi, lá estava ela no selo de 15 centavos, aqui reproduzido no envelope do primeiro dia de circulação (28NOV2005) da série "Símbolos de Timor-Leste".

Sem comentários:

Enviar um comentário