sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Lembra-se da Natália?

Lembra-se da Natália, a menina timorense que foi operada no ano passado no Porto e que regressou a Dili por alturas do Natal?
Se bem se lembra o tumor que tinha no cérebro foi-lhe diagnosticado no navio-hospital americano Mercy, que esteve algumas semanas fundeado ao largo de Dili dando consultas médicas (vd foto abaixo; clique para aumentar).

Navio-hospital Mercy fundeado ao largo de Dili (Julho/2008)


O navio "nasceu" originalmente (1976) como navio-tanque (e esta, hem?!...) e só mais tarde (1985) foi convertido em navio-hospital da marinha americana.
Utilizado na guerra do Golfo, ele é normalmente utilizado em visitas "de cortesia" a vários locais do mundo, particularmente no Sudeste Asiático (a sua base é San Diego, na Califórnia). A missão (4 meses) que o levou a Timor Leste estendeu-se a outros países, incluindo, entre outros, as Filipinas, o Vietname e a Papua-Nova Guiné, para onde seguiu depois de deixar Dili.

As características deste navio como hospital são impressionantes: um total de mil (sim! 1000 !...) camas e de 12-blocos operatórios-12 ! Isto faz dele, salvo erro, um hospital com maior capacidade de resposta que o maior hospital português, o Santa Maria. O número de especialidades que pode atender é, no entanto e provavelmente, menor que o deste último.

Fisicamente são 260 metros de comprimento e 32 metros de largura!
Durante a estada em Dili estiveram trabalhando a bordo um médico e um enfermeiro portugueses. É usual o navio receber médicos de outras nacionalidades durante as suas acções de visita a vários países.

Veja mais sobre o navio Mercy aqui e aqui, por exemplo.

Sem comentários:

Enviar um comentário