Numa entrada abaixo fizemos referência ao artesanato de Oecussi, mencionando o facto de alguns 'tais' que são vendidos em Dili como sendo do enclave me deixam algumas dúvidas sobre a sua verdadeira procedência, acreditando nós que parte do artesanato apresentado como tendo essa procedência tem origem, na verdade, no Timor Ocidental.
Um exemplo disso são os 'tais' com figuras geométricas e de cores fortes (nomeadamente o vermelho) que aparecem à venda no "Mercado dos 'Tais'". São bonitos mas não temos a certeza de serem feitos, de facto, em Oecussi. É o caso dos exemplares abaixo:
Se em relação a estes, apesar da sua "belezura", temos dúvidas sobre a procedência, em relação aos que ficam abaixo não temos dúvidas de que são "Oecussi legítimos".
Aliás e como podem verificar, o tipo de tecido é muito semelhante, variando "apenas" (principalmente) o tema: num deles figura o crocodilo a que aparece associada a ilha de Timor e no outro aparecem representados galos de combate. A presença de galos na decoração é, aliás, quase uma "marca registada" nos 'tais' provenientes de Oecussi já que se trata, provavelmente, do motivo mais recorrente.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Boa tarde professor.
ResponderEliminarOs dois primeiros Tais não são seguramente de Oecussi.
São muito provavelmente de Atambua ou Kupang.