Ainda durante a primeira época de estada de forças militares (incluindo australianas) em Timor, nos tempos idos da UNTAET, os coitados eram vítimas da troça de toda a gente por terem de andar sempre armados. Fossem para onde fossem, lá ia a arma com eles. Mesmo em "missões" mais "civis", como a de fazer um jogging para manter a forma e não engordar devido ao cansaço de não fazerem nada... Eles e elas ("militaros" e "militaras") passavam na estrada para a Areia Branca esbaforidos mas... armados de espingarda! Devia ser para o jogging fazer ainda mais efeito...
A certa altura "aligeiraram" a exigência e passaram a... andar de pistola em vez de espingarda. Mas lá ir para a rua sem uma "canhota" é que não!...
Nesta segunda estada de militares australianos, posterior à confusão de 2006, a regra continua. E então é ve-los a irem para a praia de shorts mas de espingarda na mão ou a tiracolo. Até nas esplanadas dos cafés, quando se sentam para beberem o inevitável cappucino e/ou "baterem-se" com uma fatia de bolo (bolo de chocolate? Sai uma fatia grandona aqui para a minha 'parceira', sff!..), eles andam armados, arrumando o "material" no chão.
Uma vez estava numa esplanada da Areia Branca e dei com uma cena de que a foto é uma "amostra". Chegou um grupo de "aussies" devidamente equipados... para o banho! Mas de espingarda às costas ou na mão. Depois apareceu um --- o único, tadinho!... --- completamente fardado. Era o desgraçado a quem tinha saído em sorte ficar de olho no "material" dos camaradas (honi soît qui mal y pense!...).
Estes foram todos a banhos e o triste ficou sentado "à coca", não fosse alguma das "bichinhas" desaparecer por livre e espontânea vontade ou por vontade alheia.
A dado passo, certamente por ter ficado com a cabecinha a remoer pensando que fazia uma triste fugura ali sentado a tomar conta das espingardas, resolveu pegar na toalha de praia e tapa-las.
Que figuraço!... E tudo isto porque, para não pagarem impostos na Austrália sobre os rendimentos auferidos em Timor, o país está definido, para eles, como zona de guerra. Cobrem-se de ridículo por serem os únicos que andam armados em todas as circunstâncias mas ao menos poupam uns tostões nos impostos! Tadinhos!... "East Timor? War zone!..."
"um grupo de "aussies" devidamente equipados... para o banho!"
ResponderEliminarComentário: essa (banho) deve ser a farda nº "duzentos e cem", não?
O "tadinho" da foto está de serviço ao paiol, quá, quá! Espero que as escalas sejam rotativas.
Pelo menos os OZ contribuem para a boa disposição no país...