domingo, 10 de maio de 2009

Apanhados!... (ou "Tadinhos!...")

Militar australiano sofre!... :-)
Ainda durante a primeira época de estada de forças militares (incluindo australianas) em Timor, nos tempos idos da UNTAET, os coitados eram vítimas da troça de toda a gente por terem de andar sempre armados. Fossem para onde fossem, lá ia a arma com eles. Mesmo em "missões" mais "civis", como a de fazer um jogging para manter a forma e não engordar devido ao cansaço de não fazerem nada... Eles e elas ("militaros" e "militaras") passavam na estrada para a Areia Branca esbaforidos mas... armados de espingarda! Devia ser para o jogging fazer ainda mais efeito...
A certa altura "aligeiraram" a exigência e passaram a... andar de pistola em vez de espingarda. Mas lá ir para a rua sem uma "canhota" é que não!...

Nesta segunda estada de militares australianos, posterior à confusão de 2006, a regra continua. E então é ve-los a irem para a praia de shorts mas de espingarda na mão ou a tiracolo. Até nas esplanadas dos cafés, quando se sentam para beberem o inevitável cappucino e/ou "baterem-se" com uma fatia de bolo (bolo de chocolate? Sai uma fatia grandona aqui para a minha 'parceira', sff!..), eles andam armados, arrumando o "material" no chão.

Uma vez estava numa esplanada da Areia Branca e dei com uma cena de que a foto é uma "amostra". Chegou um grupo de "aussies" devidamente equipados... para o banho! Mas de espingarda às costas ou na mão. Depois apareceu um --- o único, tadinho!... --- completamente fardado. Era o desgraçado a quem tinha saído em sorte ficar de olho no "material" dos camaradas (honi soît qui mal y pense!...).
Estes foram todos a banhos e o triste ficou sentado "à coca", não fosse alguma das "bichinhas" desaparecer por livre e espontânea vontade ou por vontade alheia.
A dado passo, certamente por ter ficado com a cabecinha a remoer pensando que fazia uma triste fugura ali sentado a tomar conta das espingardas, resolveu pegar na toalha de praia e tapa-las.

Que figuraço!... E tudo isto porque, para não pagarem impostos na Austrália sobre os rendimentos auferidos em Timor, o país está definido, para eles, como zona de guerra. Cobrem-se de ridículo por serem os únicos que andam armados em todas as circunstâncias mas ao menos poupam uns tostões nos impostos! Tadinhos!... "East Timor? War zone!..."

1 comentário:

  1. "um grupo de "aussies" devidamente equipados... para o banho!"

    Comentário: essa (banho) deve ser a farda nº "duzentos e cem", não?

    O "tadinho" da foto está de serviço ao paiol, quá, quá! Espero que as escalas sejam rotativas.

    Pelo menos os OZ contribuem para a boa disposição no país...

    ResponderEliminar