Nado e criado em Setúbal, achei curioso quando há alguns anos atrás, ao consultar um mapa de Dili, dei com a referência a uma "Rua de Setúbal".
Já tinha dado com uma em Maputo mas não fazia ideia que no outro lado do mundo havia de encontrar outra.
Claro que não descansei enquanto não fui até lá (na zona de Colmera; primeira rua à direita após o cruzamento de Colmera para quem segue para o "Obrigado Barracks") e foi então que descobri que não só existia, de facto, a rua como também que os seus moradores tinham criado, há muitos anos, o... "Vitória de Setúbal de Timor"!... Como diria o "nosso" Fernando Peça: e esta, hem?!...
Conversa daqui, conversa dacoli, cheguei à fala com um dos dirigentes do clube que me contou a história da rua e do "Vitória de Setúbal" local.
Quanto à rua, parece que terá nascido nos anos 50-60 por iniciativa de alguns militares do Regimento de Infantaria 11, então existente em Setúbal, que lá estiveram a cumprir o serviço militar.
Quanto ao clube, nasceu logo depois e reúne essencialmente, como jogadores, "moçoilos" residentes na rua ou nos seus arredores. Um dos equipamentos que usam, "de gala", foi oferecido há alguns anos pelo Vitória de Setúbal --- curiosamente e mais uma vez por iniciativa de um major português residente na cidade e que diligenciou no sentido de o clube da cidade do Sado lhes oferecer os equipamentos.
Um dos desgostos que tinham era o de não terem uma bandeira do Vitória de Setúbal "pai". Lá arranjei uma e ofereci-lhes.
As coisas que nos acontecem...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário